Alguém me explica?

Segundo o JN de hoje, «na Holanda, os portugueses explorados trabalham nas estufas de flores e na horticultura e têm como principais problemas o alojamento e o incumprimento das condições laborais. Já em Espanha, onde "a exploração laboral no sector de construção civil parece ser galopante", os portugueses são discriminados a nível salarial e trabalham em violação das regras de segurança.» E acrescenta ainda que «os portugueses traficados para Espanha serão vítimas dos crimes de rapto, sequestro, escravatura, ameaças e ofensas à integridade física, além de alojados em habitações sub-humanas, como currais ou palheiros.»
Ocorrem-me dois pensamentos: 1) a emigração portuguesa ainda é uma realidade bem presente e não uma coisa distante do “antigamente” e 2) os portugueses vão lá para fora fazer “os trabalhos que os portugueses não querem fazer”. É nestas alturas que eu gostava que os paladinos da imigração explicassem porque motivo os portugueses continuam a ser forçados a abandonar o seu país, sujeitando-se a condições de trabalho degradantes, ao mesmo tempo que nos dizem que em Portugal há certos trabalhos que “os portugueses não querem fazer”.
Porque é que os paladinos da imigração, que também têm por hábito arvorarem-se em defensores da justiça social, continuam a pactuar com esta situação, em que os portugueses são forçados a imigrar, ao mesmo tempo que se importa mão-de-obra barata? Alguém me explica?

posted by Nacionalista @ 9:15 da tarde,

2 Comments:

At 1:14 da tarde, Blogger Vítor Ramalho said...

Não tem explicação.
Motivo à vista.

 
At 4:43 da tarde, Blogger João said...

Ah, e temos de tratar bem os imigrantes, afinal, nós também vamos lá para fora e não gostamos que maltratem os portugueses, blá, blá. Ora aí está: e obrigam-nos a ir lá para fora por que razão? A quem interessa esta transferência de mão-de-obra? Viva o capital!

 

Enviar um comentário

<< Home