Uma “dedicatória” curiosa
sábado, junho 17, 2006
posted by Nacionalista @ 2:16 da manhã,
5 Comments:
- At 8:18 da manhã, Manuel said...
-
A dedicatória é irónica!
Quem a assina é Affonso Lucas, que foi da primeira geração do Integralismo Lusitano e portanto era um dos companheiros de Sardinha.
Como se tinha falado em "anti-patriotismo" dos integralistas, ele oferece o livro para o Governador Civil possa "apreciar directamente" a questão.. em vez de falar de ouvido. - At 7:59 da tarde, Nacionalista said...
-
Obrigado pelo esclarecimento. Eu bem que achei estranho mas como não conhecia o autor da dedicatória, fiquei na dúvida.
Já agora, quem acusava os integralistas de anti-patriotismo e porquê? - At 12:41 da manhã, Nacionalista said...
-
Acho que é uma grande tanga.
- At 12:37 da tarde, said...
-
Veio de lados diversos a acusação de "iberismo" feita a António Sardinha depois da publicação de "A Aliança Peninsular", posterior ao exílio de Sardinha em Toledo, e também com base em poemas como "Madre Hispânia".
Sardinha foi o inventor da expressão "hispanidad", que os tradicionalistas espanhóis depois generalizaram (ainda hoje o 12 de Outubro é o "dia de la hispanidad").
Obviamente que a ideia de Sardinha de uma ancestralidade comum aos povos da península, hispânica, não significava menosprezo pela nacionalidade portuguesa, nem a sua defesa de uma "aliança peninsular" implicava a fusão política entre Portugal e Espanha.
Mas para o combate político desses anos de 1925 a 30 fazia jeito endereçar essas acusações de "iberismo" (se fosse agora ninguém se importava, mas na altura era gravemente ofensivo e obrigava os visados a lavar a sua honra!). - At 12:40 da tarde, camisanegra said...
-
Já agora um comentário sobre a "iranian connection": dizem que a estupidez é infinita... mas parece-me que ainda assim... devia ter os seus limites!