Apologia da Intolerância

Se há ideia que, hoje em dia, receba os aplausos tanto da Direita como da Esquerda, essa é a de tolerância. (...)
Simplesmente acontece que os sectarismos, os totalitarismos, os extremismos também são opiniões. Se se perfilha o respeito de todas as opiniões, então há que respeitar, igualmente, a opinião sectária, extremista, totalitária, dos sectários, extremistas e totalitários. Mas qual é a opinião dos sectários, extremistas e totalitários? Precisamente a de que nem todas as opiniões devem ser respeitadas, que o respeito de todas as opiniões é absurdo e que a intolerância é que um imperativo racional absoluto.
Logo o respeito de todas as opiniões envolve o respeito da opinião de que o respeito de todas as opiniões é absurdo; pela aceitação da tolerância tem de se aceitar a intolerância. Ora respeitar a tese de que o respeito por todas as ideias é absurdo, aceitar a intolerância, é considerar legítima a negação da tolerância. Donde se segue que o ideal de tolerância implica, por força, a licitude da sua própria negação, sendo, por consequência, plenamente inaceitável. O ponto de vista da esquerda, de acordo com o qual a tolerância é imperativo ético da razão, revela-se, desta maneira, radicalmente contrário à verdade. O inverso é que está certo. A tolerância é racionalmente indefensável, opõe-se às mais elementares regras da inteligência.

posted by Nacionalista @ 8:39 da tarde,

1 Comments:

At 3:34 da manhã, Blogger Nacionalista said...

«Entendemos, de certo, que o inimigo tem o dever, imposto pela sua doutrina, de ser tolerante com toda a gente. A intolerância com base no ideal de tolerância é hipocrisia repelente ou ilogismo reprovável. Todavia, não lhe exigimos tolerância alguma, em função dos seus próprios princípios. Não nos escandaliza nada que pratique a intolerância, mas unicamente que o faça invocando a tolerância. Deixe de fazer tal invocação que já estaremos de acordo, visto que, nessa altura, só poderá ser intolerante em nome da verdade da sua própria opinião e não do respeito que todas as opiniões merecem. E é precisamente essa a nossa posição!»

 

Enviar um comentário

<< Home