Porque nunca é demais recordar...

Território, Raça e Língua

Em blogues de boa cepa (no melhor pano, como sabem, cai a nódoa…) anda a difundir-se a ideia de que existe uma «maneira de ser portuguesa». Nessas embarcações blogosféricas em que amiúde sigo viagem, os respectivos timoneiros e tripulantes afixaram, sob a forma de édito, um duvidoso boletim de identidade nacional. Descobriram uma «maneira de ser portuguesa». Um fato à medida concebido pelo alfaiate do destino.

Portugal seria assim um estado de alma, alcançável decerto por técnicas budistas e de meditação transcendental. O assunto pegou de estaca e anda por aí meio mundo a discorrer sobre a «metafísica da nacionalidade». Um parvajola liberal, como descobrisse de modo acidental que era filho da puta, quer agora filiar no alcoice da mãe a nação em peso! Isto preocupa-me na medida em que não tenho uma «maneira de ser portuguesa». E assim pergunto se estarei condenado a perder a nacionalidade ou até mesmo a autorização de residência. Será decerto mais sensato reservar o país para 10 milhões de estrangeiros com uma «maneira de ser portuguesa»; ao passo que eu — que sempre fui português, mas tenho uma «maneira de ser estrangeira» —, devo talvez acoitar-me nas profundas da Europa, macerando o exílio nas margens do Danúbio e linguarejando magiar.

O debate lembra os últimos dias do Império. Marcello Caetano, do alto da sua inabilidade política, apregoava outrossim que Portugal não era um território — era uma maneira de ser. Podiam escavacar-lhe a Pátria a pedaços, que a ideia permaneceria. Desde que lhe deixassem um corredor entre o bairro de Alvalade, onde residia, e o Conselho de Ministros — Portugal (e o futuro…) estava assegurado.

Com a maneira de ser de Caetano, foi-se à vida o Império de manselinho; com a maneira de ser dos bloguistas modernos, há-de dilacerar-se o tecido social da Nação.

Depois das investidas contra o Território e a Raça, só falta o ataque à Língua. Parece que já os estou a ouvir…! A Língua há-de ser entendida como uma «maneira de comunicar». Por que não fazê-lo em Inglês, que todos entendem?

É a dialéctica mundialista em todo o seu esplendor.

posted by Nacionalista @ 7:09 da tarde,

4 Comments:

At 3:13 da manhã, Blogger Mendo Ramires said...

Está tudo dito.

 
At 2:21 da tarde, Blogger Flávio Gonçalves said...

Então, a Pátria sempre são os homens?

 
At 2:31 da tarde, Blogger Nacionalista said...

Vou citar o Mendo: "Pátria é Terra, Nação é Sangue."

 
At 8:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excelente texto!

 

Enviar um comentário

<< Home